A Tropicália

A Tropicália movimento musical reconhecido em todo mundo e atestado criatividade brasileira, é ainda hoje valorizada como importante manifestação da cultura musical. Para introduzir o tema Tropicália, é importante contextualizar o momento político que o Brasil estava vivendo nos anos 70.
A época da ditadura militar, dos presos políticos e da censura que marcou a música brasileira, embora grande parte dos jovens de hoje não sabem disso.
Gilberto Gil já mais tinha feito um show tão estranho naquela noite quente de verão, e fevereiro de 1969, cantou e tocou violão para cerca de 150 soldados e oficiais do regimento de paraquedista, num quartel da vila militar de Deodoro, Rio de janeiro. O espetáculo não teria nada de excepcional , se Gil não fosse um prisioneiro. A ideia do inusitado concerto partiu de um oficial, e alguns dias após o comandante do quartel ter permitido que o preso recebesse um violão. Separado do amigo e parceiro preso em outro quartel da msm vila militar, Caetano Veloso teve menos sorte.
No dia dois soldados armado com metralhadoras foram tirá-lo da cela, dizendo que estavam cumprindo ordens oficial do dia, Caetano achou que sua hora tinha chegado.
Depois de algum tempo Caetano e Gil estavam juntos de novo no aeroporto do Rio de Janeiro para deixarem de vez o pais. Foi a formula que conseguiram devidamente autorizada pelos militares de se livrarem da prisão domiciliar .

Nome: Dionatan Machado

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores