Tropicália

O Tropicalismo foi um movimento musical surgido no Brasil na década de 1.970 durante a ditadura militar e que até hoje é reconhecido em todo o mundo pela forma inovadora e criativa que compositores baianos como Gilberto Gil, Caetano Veloso entre outros, encontraram para expor ou até mesmo elaborar críticas sociais e para abordar temas do cotidiano das pessoas.
Esse movimento teve como marco inicial o III Festival de Música Popular Brasileira, realizado em 1.967 e que foi transmitido pela TV Record. Porém esse movimento não durou muito tempo, pois os cantores tropicalistas passaram a ser reprimidos pelo governo militar e em 1.968 Gilberto Gil e Caetano Veloso (que eram considerados os cabeças do movimento) foram presos e muitos tropicalistas foram mortos ou sofreram algum tipo de tortura na prisão.
Depois de algum tempo, Gil e Veloso se encontraram no aeroporto do Rio de Janeiro para irem à Londres, onde ficariam livres para compor e apresentar suas músicas. Lá recomeçaram as suas vidas com novos shows e novas músicas.
Atualmente, Gil se tornou ministro da cultura brasileira e Veloso continua cantando, mas juntos, tiveram e certeza que suas músicas ficaram na memória das pessoas e também de todos os seguidores do tropicalismo.

Flávia Abich

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores